Corpo Nacional de Escutas Região de Santarém
  • Inicio
  • X ACAREG
    • Covil
    • Base
    • Abrigo
    • Rover Regional
    • ACAREG NEWS
  • Órgãos Regionais
    • Junta Regional >
      • Chefe Regional >
        • Equipa de Comunicação
      • Chefe Regional Adjunta >
        • Equipa de Sustentabilidade
        • Equipa de Proteção Civil
      • Assistência Regional
      • SR Método Escutista >
        • Covil Regional
        • Base Regional
        • Abrigo Regional
        • Albergue Regional >
          • Cenáculo Regional
        • Janela Internacional
      • SR Formação
      • SR Gestão
      • SR Administrativa e Financeira
    • Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional
    • Mesa dos Conselhos Regionais
    • Comissão Eleitoral Regional
  • Região
    • Diocese
    • História da Região
    • Censos
    • Agrupamentos
    • Campos e Centros Escutistas
    • Representantes da Região
    • Planos/Calendário
    • Noticias
    • Loja Escutista
  • Documentos
  • Contactos

NOTÍCIAS

Todas as novidades da Região

ERGUI – Encontro Regional de Guias

23/4/2021

0 Comments

 
No passado dia 17 de abril, pelas 14 horas, realizou-se o ERGUI – Encontro Regional de Guias da Região de Santarém – em formato online. Os guias estiveram divididos pelas suas secções, embora todos tenham debatido o tema de consulta nacional “O Mundo nas Tuas Mãos!”, relacionado com sustentabilidade ambiental. Neste contexto, abordaram-se também os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU enquadrados na sustentabilidade ambiental. Pretendeu-se ainda ouvir as partilhas dos guias relativamente a várias temáticas, tendo-se destacado o Escutismo à distância e, tendo em conta o papel do guia, foi explorado o sistema de patrulhas. Este encontro teve também como objetivo a eleição dos representantes regionais para o Encontro Nacional de Guias.
Imagem
O Covil contou com a presença de 19 lobitos. Foi dada voz aos guias para expressarem as suas ideias e criarem as suas próprias propostas: «[Foram] debatidas com os guias, as soluções para um mundo mais sustentável através de ações objetivas a realizar, nomeadamente, nos escuteiros, em casa e no seu quotidiano.», diz-nos Mafalda Couteiro, da equipa do Covil Regional.
«Os Exploradores entraram no ERGUI em modo envergonhado e silencioso, mas rapidamente passaram para uma participação animada, onde revelaram uma grande capacidade de partilha de ideias e sugestões.», afirma Joana Prates, coordenadora da Base Regional. Também os guias de expedição se demonstraram ativos, interessados e entusiasmados pelo regresso à vida de campo e, sobretudo, dispostos a trabalhar e a realizar mais encontros com cariz similar ao do ERGUI para discutir outros temas de interesse comum.

O Abrigo Regional adotou um modelo diferente de trabalho. No seguimento do imaginário do ERP “A Semente de Lis e a Reconstrução de Hogwarts”, os guias foram divididos pelas casas, inspiradas pelas casas de Hogwarts. Cada casa criou o seu projeto e foi o eleito o vencedor. «No final foi elaborada uma Carta de Compromisso, assinada pelo Abrigo Regional e pelos Guias de Comunidade, com uma série de medidas que o Abrigo se compromete a pôr em prática nas atividades da III.», conta-nos o representante do Abrigo Regional.

O encontro dos guias de Clã contou com a presença do dirigente Gonçalo Ayala Botto, ativista na área da sustentabilidade e elemento da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade. «Neste fórum foi promovido um debate e não apenas uma exposição de ideias por parte do orador, de forma a fomentar a discussão sobre as diversas vertentes do Ser Sustentável e de como o alcançar.», dizem-nos Afonso Guerra e Ana Paulo do Albergue Regional. Após este momento, os guias trabalharam em grupo para desenvolver propostas para promover a sustentabilidade em quatro áreas: Indivíduo, Comunidade Local, Agrupamento e Regional. «O culminar destes trabalhos foi a criação de um painel de uma Caminhada Sustentável, para os guias implementarem a nível local até ao ERC, onde terão de apresentar os seus resultados.», dizem-nos os membros da equipa do Albergue Regional.
Imagem
O ERGUI revelou-se um verdadeiro sucesso. «Na minha opinião, a atividade teve um balanço muito positivo, dando oportunidade aos guias para se verem ou reverem, contando com os seus discursos participativos que incentivaram a partilha e reflexão entre eles.» - reitera Mafalda Couteiro do Covil Regional. Nas palavras do Abrigo: «Mais uma vez superaram as nossas expectativas com ideias que podem realmente fazer a diferença no que toca à sustentabilidade!».
Francisca Pereira
Equipa Regional de Comunicação
0 Comments

Centro Escutista para a Região de Santarém

19/4/2021

0 Comments

 
Imagem
A Junta Regional de Santarém, em conjunto com os três agrupamentos do concelho de Almeirim, vai começar a utilizar o Centro de Formação Agrícola de Almeirim, também conhecido como Centro de Formação dos Gagos.

O já carinhosamente chamado de Centro Escutista dos Gagos, começou a ser sonhado em 2008 e desde então várias têm sido as negociações entre a Câmara de Almeirim e o Corpo Nacional de Escutas, com vista a estabelecer uma parceria vantajosa para todos. Esta colaboração está agora perto de se concretizar e os escuteiros vão já começar a utilizar o espaço.

Vai ser estabelecido um protocolo de colaboração entre o município, os três agrupamentos de escuteiros do concelho de Almeirim e a Junta Regional de Santarém, que passarão a usar de forma partilhada esta infra-estrutura que tem diversas potencialidades, entre elas, alojamento, salas de formação, sala de trabalho e de convívio e espaço exterior para as mais diversas atividades, incluindo acampamentos. 

Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, “o objetivo é a criação de um um centro escutista, de forma a promover e garantir a manutenção do local e com isso atraindo jovens e familiares da região e do país”. A Chefe Regional, Diana Cardoso, conta que “este é um projeto que já se iniciou há uns largos anos e que contou com o trabalho e tempo de vários dirigentes da Região. Este será um espaço importante para o escutismo, pois tem várias valências. A Região ficará, assim, com um espaço de excelência para a formação, com salas equipadas, camaratas e local para acampar.”
Diana Cardoso
Chefe Regional
0 Comments

Caminheiros reunidos no 17º Ciclo de Cenáculo Regional

18/4/2021

0 Comments

 
Imagem
O 17º Ciclo do Cenáculo Regional de Santarém contou com 65 caminheiros que se juntaram via Zoom ao longo dos dias 9, 10 e 11 de abril para trabalhar “prol de uma IV mais transparente, mais motivada e mais preparada para o regresso à vida em campo!”, como nos diz a caminheira Inês da Luz Abreu do agrupamento 593.

A equipa-projeto, constituída pelos representantes Daniela Santos do agrupamento 1073, Diogo Gomes do agrupamento 403, Ana Filipa Narciso do agrupamento 44 e David Paulos do agrupamento 68 e apoiados pela restante equipa, Inês Forte e Miguel Ferreira do agrupamento 52, Beatriz Feliz do agrupamento 583, Vasco Montez do agrupamento 1111, Ana Filipa Trindade do agrupamento 404, Duarte Joaquim do agrupamento 44 e Sofia Duarte do agrupamento 68,  teve o difícil desafio de organizar uma atividade inteiramente online interessante e desafiante. O mote da atividade foi “A decisão é tua. Consegues tomá-la?”, inserido do imaginário da saga Divergente.

 “O 17° Ciclo do Cenáculo Regional de Santarém, tendo sido realizado online, correu sem grandes percalços, apenas aqueles a que o Zoom já nos habituou, e tal deveu-se em grande parte à boa organização da atividade pela equipa-projeto.”, diz-nos Catarina Cebolais do agrupamento 542. A EP deste ano tinha o difícil desafio de realizar uma atividade motivante e interessante num formato diferente do habitual. Para isso, desenvolveram o Espaço Aproveita, “um espaço personalizado, onde o caminheiro se pode (e deve) expressar”, como nos dizem os próprios.

“[A]pontámos a azimute deste Cenáculo para a motivação.”, afirma David Paulos, acrescentando, “A partir de algumas coisas que nos disseram ou que deixaram na avaliação, percebemos que conseguimos atingir o nosso objetivo. Senti mesmo que alguns caminheiros ficaram genuinamente motivados para pensarem no seu Desafio ou para refletirem sobre os seus trilhos. Se pelo menos um deles o fizer, todo o trabalho e esforço posto valeu a pena!”

O primeiro plenário tomou lugar na sexta à noite, com o tema “Ser Cenáculo”, tendo sido seguido de uma Caça ao Tesouro online. No sábado de manhã o dia começou com o plenário “Desconstruir o Desafio”, tema que foi sendo discutido ao longo da atividade. O tema da motivação foi trazido ao plenário da tarde de sábado, “Estará o interesse a apagar a chama?”. Além destes plenários, os caminheiros tiveram a oportunidade de participar em diversas round-tables ao longo da tarde com vários oradores. Ao final da tarde houve o já habitual debate das propostas para a Carta de Cenáculo, tendo esta sido aprovada e assinada na manhã do dia seguinte.

Além dos momentos de plenário e round-tables, os caminheiros ressalvam ainda o show-cooking de sábado à noite, “uma ideia super original que fez com que nos divertíssemos em tribo e com que se conseguissem criado laços de amizade de uma maneira natural e engraçada.”, como afirma Margarida Lopes do agrupamento 1111.

“Saímos do cenáculo com uma visão mais ampla em relação ao caminheirismo e com uma carta em que é possível honrar o nosso compromisso.”, diz-nos a caminheira Mariana Freire do agrupamento 404. Terminou assim o 17º Ciclo do Cenáculo Regional de Santarém, com esperança que, “Em primeiro, o 18.° Ciclo possa ser presencial, mas, acima de tudo, que faça ouvir as ideias dos Caminheiros da Região e reúna um conjunto de propostas únicas e exequíveis para todos e cada um dos Caminheiros.”, diz Vasco Montez, representante eleito para o 18º ciclo.
Francisca Pereira
Equipa Regional de Comunicação
0 Comments

Proteção Civil e Escuteiros: Prevenir para os riscos Reduzir

7/4/2021

0 Comments

 
Cinco agrupamentos da Região de Santarém fizeram parceria com a Proteção Civil no âmbito da construção de armadilhas para vespas velutinas.
A iniciativa partiu do dirigente responsável pela proteção civil no agrupamento 593 Riachos, que contactou os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) de Torres Novas, na tentativa de estabelecer ações ligadas à Proteção Civil. Deste contacto nasceu o projeto “Proteção Civil e Escuteiros: Prevenir para os Riscos Reduzir”. Foi neste sentido que os agrupamentos do concelho de Torres Novas - 65 Torres Novas, 593 Riachos, 945 Pedrógão, 1140 Chancelaria e 1272 Lapas - foram convidados a ajudar na estratégia preventiva da praga da vespa velutina.
O papel dos escuteiros inicialmente planeado seria fabricar as armadilhas para as vespas, distribuí-las e monitorizá-las, Contudo, devido ao confinamento em que o país se encontrava, não foi possível que os escuteiros estivessem presentes em todas estas etapas.
Para colocar em prática esta ação, foi realizada uma formação online para escuteiros e familiares interessados na prevenção da vespa velutina, onde também foi referida a praga da lagarta do pinheiro. Nesta ação foi abordado o porquê de esta espécie representar uma ameaça num futuro próximo e foi explicado o plano de defesa dos SMPC. Nesta formação foi dado a conhecer aos escuteiros o modelo de armadilha a ser construído.
Após a ação de formação, os escuteiros dos agrupamentos construíram as armadilhas, que foram, posteriormente, colocadas por elementos dos SMPC. Se o futuro assim o permitir, após o confinamento, as armadilhas serão monitorizadas por escuteiros com o apoio dos SMPC de Torres Novas.
Imagem
Francisca Pereira
Equipa de Comunicação Regional
0 Comments

    Região de Santarém

    Tudo
    Agrupamentos
    Caminheiros
    Chefia Regional
    Exploradores
    Formação
    Internacional
    Lobitos
    Nacional
    Pioneiros

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Novembro 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Setembro 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Setembro 2019
    Março 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Junho 2017
    Maio 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Setembro 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014

    Feed RSS

Portal Oficial da Região de Santarém - Corpo Nacional de Escutas.  
​
© Junta Regional de Santarém. Todos os direitos reservados. 
Consulte a nossa Política de Privacidade.
  • Inicio
  • X ACAREG
    • Covil
    • Base
    • Abrigo
    • Rover Regional
    • ACAREG NEWS
  • Órgãos Regionais
    • Junta Regional >
      • Chefe Regional >
        • Equipa de Comunicação
      • Chefe Regional Adjunta >
        • Equipa de Sustentabilidade
        • Equipa de Proteção Civil
      • Assistência Regional
      • SR Método Escutista >
        • Covil Regional
        • Base Regional
        • Abrigo Regional
        • Albergue Regional >
          • Cenáculo Regional
        • Janela Internacional
      • SR Formação
      • SR Gestão
      • SR Administrativa e Financeira
    • Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional
    • Mesa dos Conselhos Regionais
    • Comissão Eleitoral Regional
  • Região
    • Diocese
    • História da Região
    • Censos
    • Agrupamentos
    • Campos e Centros Escutistas
    • Representantes da Região
    • Planos/Calendário
    • Noticias
    • Loja Escutista
  • Documentos
  • Contactos