No passado fim de semana, 21 e 22 de maio, esteve reunido, em Fátima, o Conselho Nacional de Representantes, onde esteve em discussão uma Proposta de Alteração ao Uniforme do CNE.
A motivação desta proposta de alteração prende-se com a regularização do processo de utilização da insígnia mundial do escutismo e dos royalties a esta associada, com custos elevados para o CNE. A proposta foi aprovada na sua generalidade, sendo posteriormente votada na especialidade. Todas as propostas aprovadas entrarão em vigor a partir de janeiro de 2017 e, apesar de existir uma data de início não existe nenhuma data para o término da utilização dos atuais artigos. Foram reprovadas propostas, tais como a substituição das palavras "CNE/Escuteiros" pela palavra "Scouts" nas peças do uniforme, a proposta da criação do panamá e ainda a alteração da cor do pólo de Dirigente de bege para verde claro. Relativamente ao novo modelo da saia, apesar do chumbo da proposta apresentada, ficou registado que a mudança é necessária e que por isso todas as sugestões deverão ser enviadas no sentido de serem aproveitadas para uma próxima revisão do regulamento. Foi aprovada a proposta que introduz no regulamento um artigo que obriga ao pagamento dos royalties à OMME por todos aqueles que pretendam utilizar a insígnia mundial do escutismo. Outra das propostas aprovadas prende-se com a necessidade de retirar do regulamento um artigo sobre a t-shirt do dirigente. Uma vez que a t-shirt nunca foi comercializada, a Junta Central alertou para a incoerência da mesma ainda constar no regulamento. Assim sendo, pode ser consultada esta infografia, onde se encontram resumidas as alterações aprovadas.
0 Comments
Já se encontram disponíveis as Pontuações do ERE 2016, realizado nas Alcobertas, no passado dia 8, 9 e 10 de abril, contando com a presença de mais de 600 participantes. Os grandes vencedores desta atividade foram:
Fica já a saber em que lugar ficou a tua Patrulha!
No passado dia 1 de Maio, momento em que a Região comemora o seu 39º Aniversário, teve lugar em Tomar o Dia de São Jorge e a Abertura das Comemorações do 40º Aniversário.
Estiveram presentes 1400 escuteiros, entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, acompanhados pelos DIrigentes, contando com a presença do nosso Chefe Nacional (Noberto Correia). A cidade de Tomar encheu com a Região de Santarém, o que de forma simbólica relembra o momento da criação da nossa Região de Escutismo, uma vez que foi esta a cidade que primeiro acolheu a nossa Sede Regional, e onde se encontra o Agrupamento mais antigo da região (44 - Tomar). Foi assim um momento de partilha entra famílias escutistas, juntando não apenas as diversas secções de cada Agrupamento, mas também elementos de diferentes Agrupamentos. Esta atividade terminou com a Celebração da Eucaristia no Parque do Mochão, onde também a comunidade se juntou a esta grande festa do Escutismo. |
Região de Santarém
Tudo
|