No passado domingo, 28 de fevereiro, teve lugar o ANIMAS – Encontro de Equipas de Animação. Segundo o Secretário Regional do Método Escutista, David Francisco, «A atividade teve uma grande adesão por parte das equipas de animação», apesar das dificuldades que o atual contexto mundial traz para a organização e adesão de uma atividade desta natureza. O ANIMAS marcou o início das atividades da Secretaria do Método Escutista. O objetivo principal desta secretaria é apoiar os agrupamentos na aplicação do Método Escutista, com esta atividade procurou-se iniciar esse caminho, como nos revelou David Francisco:
Na visão dos dirigentes participantes no encontro, os objetivos foram claramente atingidos – «Ao longo do dia fomos tendo a oportunidade de partilhar experiências e perceber como, na região, e fora dela, se faz escutismo em casa.», afirma Alzira Ferreira do agrupamento 52; «Foi um dia muito bem passado, uma mais-valia, aprendi muito através dos temas lançados e com a partilhas dos colegas (…)», realça Deolinda Coelho do agrupamento 542. O encontro decorreu entre as 9h e as 16h, começando por uma breve apresentação comum a todas as secções, com intervenções do Secretário Regional do Método Escutista, da Chefe Regional, Diana Cardoso, e do Assistente Regional, Pe. Paulo Marques. De seguida, os dirigentes foram divididos pelas respetivas secções, onde tiveram a oportunidade de discutir as necessidades específicas de cada secção. Esta discussão e partilha, segundo os participantes, parece ter sido a faceta mais valiosa da atividade:
O valor atribuído ao encontro e o interesse na sua realização parece ser geral. Os participantes ressalvam a importância deste tipo de formações no atual contexto pandémico e não só. João Mourão, do agrupamento 837, confirma: «A Ação em si, mais do que uma tertúlia e troca de impressões e experiências, consegue ser uma "Vacina" contra a desmotivação!». Francisca Pereira, Equipa de Comunicação
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Região de Santarém
Tudo
|